Atributos do PM

Uma pesquisa realizada em 2011 pelo PMO Executive Council (do qual o PMI é membro), traça o perfil dos gerentes de projetos.

O portfólio dos PMOs está cada vez mais diversificado, estamos gerenciando projetos de natureza cada vez mais diversa, saindo de projetos baseados em transações, como ERPs, e indo para projetos que envolvem entender como as pessoas usam informação, como analytics/business intelligence, Social Media, Collaboration.

Por outro lado, os PMOs reportam que a quantidade de aplicantes para vagas de emprego aumentou significantemente enquanto o nível dos candidatos diminuiu. Se torna assim mais crucial ainda para os PMOs das empresas entenderem quais são os melhores PMs.

Para analisar as características dos gerentes de projetos, o PMO Executive Council fez uma pesquisa de 360 graus entrevistando 500 gerentes de projetos, seus gerentes diretos, os patrocinadores de seus projetos e o PMO do PM.  Os 60 drivers ou impulsionadores pesquisados foram divididos em duas categorias por correlação matemática, os baseados em processos e os baseados no que o PMO Executive Council chamou de atributos empreendedores.

Atributos dos PMs

Segundo a pesquisa, os melhores gerentes de projetos são aqueles que, além de entender o processo, são empreendedores, são os únicos que superam as expectativas. Mesmo os gerentes de projetos que entendem muito de processo, mas que não são empreendedores, não conseguem atender ou superar as expectativas dos stakeholders. Segundo o PMO Executive Council, “O processo te deixará bom, mas nunca te deixará excepcional”.

 

  • A hipótese de que anos de experiência implica em melhores resultados não é válida. Até o quinto ano de experiência, as habilidades empreendedoras são desenvolvidas, mas depois disso não há melhorias significativas. Além disso, tanto para PMs que são mestres em processo como para aqueles que são empreendedores, depois do oitavo ano o desempenho tende a cair, como se eles tivessem atingindo um nível de esgotamento, enquanto que aqueles que são média serão sempre média. Uma outra hipótese é de que os empreendedores consigam outros empregos dentro ou fora da empresa e deixem de ser PMs.
  • A faculdade feita pelo PM não tem correlação com o seu desempenho, não há diferença significativa entre um PM formado em ciências exatas e outro formado em ciências humanas. Pós-graduação também não melhora significativamente o nível de desempenho.
  • Certificações fazem uma pequena diferença, mas não te fazem brilhante.
  • Não há correlação entre as duas características, as baseadas em processos e as baseadas em empreendedorismo, ou seja, se o método de recrutamento da empresa tem como objetivo escrutinar candidatos que entendam de processo, ele não necessariamente pegará os empreendedores.
  • O domínio de ferramentas de Project Portfolio Management (PPM) também não aumenta a eficácia do gerente de projeto.

Mais de um terço das pessoas que o PMO considera as suas melhores não satisfazem as expectativas dos stakeholders.

Os gerentes de projetos considerados brilhantes pelos stakeholders são aqueles com características de empreendedores:

  • Parceria com o stakeholder
  • Julgamento
  • Gerenciamento de risco
  • Liderança do time
  • Ser o “dono” (ownership) e ter comprometimento
  • Agilidade para aprender
  • Conhecimento do negócio (mas com uma correlação matemática muito pequena)

Procuram-se PMs brilhantes

Uma reportagem da Veja, publicada on-line em 14 de outubro, intitulada “Queremos os melhores profissionais do Brasil”, entrevista o chefão no Brasil do Facebook, a maior rede social do planeta. Alexandre Hohagen, vice-presidente da empresa na América Latina, respondeu a seguinte pergunta na entrevista: “Qual é o perfil profissional que interessa à empresa?” A resposta foi: “Buscamos pessoas com perfil empreendedor, que conheçam ou gostem de tecnologia, que curtam trabalhar em ambientes informais e que, é claro, tenham experiência e formação apropriados à função à qual se candidatam.”

https://www.pmo.executiveboard.com/Public/Default.aspx

http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/queremos-os-melhores-profissionais-do-brasil-diz-chefao-do-facebook