Em algumas situações, é preciso ter mais coragem do que de conhecimento para tomar uma decisão, tanto na carreira quanto na vida pessoal.

Simplesmente não há limite para o tanto de informação que podemos acumular, e o Big Data está aí para provar isso. Computadores e sistemas cada vez maiores são construídos para coletar um número cada vez maior de dados e isso é essencial e é importante. Pelo o menos nas nossas vidas pessoais, porém, não é suficiente. Em algum momento, você terá que dizer para você mesmo: não adianta prolongar mais, agora preciso decidir. É o momento de Big Courage, ou grande coragem.

Por que é tão difícil tomar uma decisão e se sentir bem com uma solução? O difícil de uma situação difícil não é achar a solução, mas aceitar as consequências. Nos debatemos contra o óbvio e prolongamos a agonia. Porém, lembre-se que uma solução pode trazer perdas, mas também trará ganhos futuros e, adiando uma decisão, você também adia os ganhos para o futuro. Um dia você pode se arrepender e dizer: por que eu não fiz isso antes, poderia ter sido feliz antes, poderia ter tido sucesso antes.

Em algum momento, o que irá faltar não será mais dados, mas lucidez. Lucidez significa clareza de pensamento, capacidade de perceber a verdade diretamente. A palavra vem do latim lucidus, significando luz, brilho, clareza. No latim medieval, usava-se lucid interval para descrever um período de calma ou sanidade temporária e, realmente, quando temos momentos de lucidez, ficamos em paz. Temos a convicção de que sabemos para onde ir independente de quão árduo será o caminho.

Lucidez é uma questão de coragem, de acreditar na própria luz. Acreditar na própria luz é algo difícil, porque enquanto você acreditar na luz de outra pessoa, ela (e não você) será responsável pela sua felicidade ou infelicidade, sucesso ou fracasso.

Lucidez se aplica a sua vida pessoal e também a sua carreira e é por isso que o ditado diz: “nunca deixe alguém gerenciar a sua carreira”. Pode ser mais confortável deixar alguém guiar a sua carreira, dizer o que você deve estudar, que posição você deve ocupar, que treinamento você deve fazer, porque um dia, se tudo der errado, você poderá culpar outros por terem te direcionamento a um caminho ruim: é muito mais reconfortante culpar alguém do que a si mesmo. O oposto da falta de coragem é o medo e ele te faz valer menos no mercado de trabalho, simplesmente porque você se contenta não só em ter menos como em ser menos.

Só a sua luz pode te guiar para onde você quer ir, todas as outras te guiarão para o lugar do próximo. Lucidez é uma questão de coragem, acredite na sua luz, só ela te sustentará no caminho.