Liderança

Ginni Rometry

Como começa a carreira de uma pessoa como a de Virginia Rometty (Ginni), Chairman e CEO da IBM e a primeira mulher a liderar a empresa? No começo da sua carreira, Ginni recebeu uma oferta para um grande emprego, mas sentiu que não tinha experiência o suficiente e falou ao recrutador que precisaria de tempo para pensar. À noite, o marido dela disse: “Você acha que homem algum responderia essa pergunta dessa maneira?”, insinuando que um homem jamais exitaria em assumir um grande cargo. “Isso me ensinou que você tem que confiar muito em você mesmo, mesmo que você tenha uma autocrítica sobre o que você sabe ou não.”

Ela foi nomeada pela revista Fortune como uma das “50 Mulheres Mais Poderosas nos Negócios” por oito anos consecutivos, número um em 2012 e a revista Forbes a listou como a décima em “As 100 Mulheres Mais Poderosas” em 2014.

Ela conta à revista Fortune, no Most Powerful Women Summit (Encontro das Mulheres Mais Poderosas), que aprendeu algo muito importante: “Não deixe os outros definirem quem você é, defina você mesmo”. Isso ela aprendeu vendo a sua mãe arrumando um emprego à noite e voltando a estudar de dia para cuidar sozinha de 4 crianças.

Do que ela se arrepende? Das vezes em que exitou e não agiu tão rapidamente quanto deveria ou em que não tomou grandes riscos. Como diz ela, “Crescimento e conforto não co-existem”.

Para saber mais:

New York Times: http://www.nytimes.com/2011/10/28/business/for-incoming-ibm-chief-self-confidence-rewarded.html

Fortune: http://fortune.com/2011/10/05/ibms-ginni-rometty-growth-and-comfort-do-not-coexist/

Fortune One on One with Ginni Rometty: https://www.youtube.com/watch?v=_HuqX-DmNN4