Toillet

Feedback é uma palavra que tem sido empregada no mundo dos negócios para designar aquele período do ano em que seu chefe faz algumas observações sobre o seu desempenho e o seu futuro na empresa. Isso obviamente é muito importante porque ninguém quer ficar sem emprego e, portanto, procuramos nos ajustar para recebermos feedbacks cada vez melhores.

Por outro lado, não precisamos ou devemos deixar que a empresa gerencie a nossa carreira e nossas vidas, mesmo porque, as empresas existem para fazer lucro e não para cuidar de nós! Nós somos perfeitamente capazes de cuidarmos de nós mesmos. E quanto ao feedback? Tudo nos dá feedback, a vida é um imenso feedback, você está hoje onde está e tem a vida que tem por causa das decisões e atitudes que tomou, incluindo a faculdade que decidiu fazer, o emprego que decidiu aceitar, o quanto de si você decidiu investir no seu emprego e assim por diante.

Quando você sobe na balança, você está tendo um feedback instantâneo sobre a sua alimentação e atividade física. A dor que você sente é parte de um processo de feedback. Os seus relacionamentos, a sua vida, são feedbacks sobre suas atitudes, basta você olhar para eles e observar o que eles te dizem.

Reclamar é fácil, culpar as circunstâncias também é, a parte difícil é assumir responsabilidade total sobre a própria vida e carreira. Aqui vão 5 passos para mudar o seu destino:

  1. 1. Pare de reclamar: Se você passa o tempo todo reclamando, onde vai achar energia para mudar o universo ou pelo o menos o seu próprio destino?
  2. 2. Assuma toda a responsabilidade sobre a sua vida: Ou seja, pare de reclamar e culpar os outros. Chega de desculpas.
  3. 3. Entenda quem você é e onde quer chegar: O que te dá entusiasmo, o que você faz que não sente o tempo passar?
  4. 4. Mude o seu comportamento: Faça mais do que te levará onde você quer chegar e menos ou nada do resto, é simples assim… só é bastante árduo resistir às tentações das coisas fáceis e que não exigem o seu empenho, como assistir TV.
  5. 5. Reavalie constantemente: Se você sabe onde quer chegar, pode construir o seu próprio sistema de feedback usando métricas para saber se está chegando lá ou não. Se você quer entrar em forma, quantas vezes você decidiu caminhar na semana e quantas você realmente foi? Se você quer demonstrar o comportamento de um líder, quantas vezes ajudou alguém do seu time essa semana?

A palavra feedback tem sido usada em inglês no Brasil, talvez pela impressão negativa deixada pela sua tradução para o português como “retroalimentação”, embora signifique exatamente isso. Não é difícil montar um sistema de retroalimentação, tanto é que a sua privada faz isso! Sim, a sua privada tem um mecanismo autorregulado que recebe informações e, a partir dessas informações recebidas, se ajusta para obter um estado desejado. E veja, a sua privada não tem chefe. Seja o chefe do seu destino!

 

MRD8M6WB6VVR