Projeto muda a vida dos monges que passaram a usar o formato em livro para escrever, ao invés do rolo de pergaminho. Pegos de surpresa e sem treinamento, o helpdesk foi acionado…

 Clique na imagem para assistir ao vídeo

Os gerentes de projetos entram em um projeto antes do que eles começavam a entrar, por exemplo, colaborando na proposta que será feita ao cliente. Ao mesmo tempo, saímos dos projetos cada vez mais tarde, acompanhamos a pós-implementação e os primeiros chamados ao helpdesk para um sistema que foi implementado. Portanto, fica cada vez mais nas nossas mãos garantir que os benefícios esperados dos projetos sejam realizados.

A realização de benefícios já é uma técnica usada para o gerenciamento de programas e portfólios, garantindo o entendimento dos benefícios esperados entre todos os envolvidos e o alinhamento com a estratégia da organização.

Toda mudança envolve o fator humano, as pessoas tem que mudar de alguma maneira o que faziam antes e pode haver resistência à mudança. Por isso, realização de benefícios também é uma técnica já usada e conhecida pelos especialistas em gerenciamento de mudanças organizacionais.

Toda empresa tem um processo de realização de benefícios, mesmo que ele seja informal, confuso e implícito. Nesse caso, se torna ainda mais importante que o gerente de projeto entenda como gerenciar isso no seu projeto.

Alguns pontos chaves para o gerenciamento de mudança são:

  • Comunicação: Torne a mudança explícita, usando o seu plano de comunicação. A mudança não deve ser uma surpresa.
  • Patrocinador: Consiga suporte. Não tente mudar o mundo sozinho.
  • Recursos: Mesmo os seus apoiadores irão precisar de recursos para realizar (o antes) e operacionalizar (o depois) as mudanças.
  • Planejamento e acompanhamento: Como em todo bom gerenciamento de projeto.

A realização de benefícios é uma ferramenta para garantir que os benefícios esperados estejam claros para todos os envolvidos, para ajudar a manter o foco para que eles sejam atingidos e prover os recursos necessários. Isso serve também para o gerenciamento de nossas carreiras e dos nossos projetos pessoais.