Marin Alsop

Marin Alsop

Você já percebeu como algumas pessoas fazem tudo parecer fácil? Teve algo muito estranho no concerto de abertura da temporada 2014 da Osesp Sinfônica Estado SPaulo. Depois de algum tempo, percebi o que era, a maestrina, Marin Alsop, regeu a sinfonia número 3 de Saint-Saens sem partitura. Fico pensando como as pessoas proficientes fazem tudo parecer tão fácil. O que ela teria para nos ensinar sobre liderança? Em uma entrevista para a série Conversa sobre Liderança Criativa da Escola de Negócios da George Washington University (GWSB), ela fala faz algumas reflexões excepcionais.

É claro que nada é fácil e eu costumo até dizer que nada que vale a pena é fácil. Quando ela era criança, o pai dela a levou para assistir a um concerto para jovens e ao ver a apresentação ela disse imediatamente para o seu pai: “Oh, é isso o que eu quero fazer, reger uma orquestra!” Quando ela contou para a sua professora de violino dela, a professora disse: “Você é muito jovem e mulheres não fazem isso”. A mãe dela ficou furiosa e deu para ela de presente uma caixa de madeira com a batuta.

Em 2005, Marin Alsop se tornou a primeira mulher a reger uma grande orquestra nos Estados Unidos, the Baltimore Symphony. Nem ainda assim foi fácil. Os músicos a criticaram publicamente e não não aceitaram a sua nomeação. Porém, cinco anos após assumir o cargo, a orquestra cresceu e o seu contrato foi renovado. Hoje ela é, também, a regente principal da Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP).

Algumas das suas reflexões e aprendizado são:

  • Você tem que estar preparada para o fato de que ocasionalmente as pessoas não vão gostar de você, especialmente se você for mulher.
  • Você tem que escolher uma profissão pela qual você está apaixonado e que nunca se pareça com trabalho.
  • O melhor conselho que eu posso te dar é: Não desista.

Veja a entrevista que onde ela fala sobre liderança (em inglês):  https://www.youtube.com/watch?v=FNMXBkHFqNA

Veja outras entrevistas no site dela (em inglês): http://www.marinalsop.com/media/