Fique organizadoComo lidar com tudo aquilo que queremos realizar para alcançarmos nossos objetivos de vida? As demandas sobre as nossas vidas estão cada vez maiores. Precisamos ter várias certificações, pós-graduações, falar inglês e isso só para conseguir um emprego; estando nele temos que mostrar resultados, aprender outras línguas, tirar outras certificações, aprender outros sistemas, processos e metodologias. E isso tudo apenas no âmbito profissional. Como balancear tudo isso e alcançar objetivos? Dois conceitos podem nos ajudar a resolver essa equação: ordem e organização.  Ordem é uma dimensão do tempo: fazer as coisas no tempo certo; organização é uma dimensão do espaço: ter as coisas no lugar correto. Organização talvez seja o mais trabalhoso, mas ao mesmo tempo o mais fácil: separar tudo em caixas, fichários, etiquetar. Parece também ser mais natural porque aprendemos na escola com as matérias de ciências que separam e classificam os animais, plantas e átomos. Aqui vão algumas dicas para manter as suas coisas organizadas:

  • Organize o seu mundo físico: Não tenha dó de jogar fora. Pense que você está abrindo espaço para coisas novas na sua vida. Você quer aproveitar a vida ou gastar seu tempo cuidando de coisas que você nem usa?
  • Organize o seu mundo mental: Faça uma lista de tudo o que você tem que fazer, talvez você queira organizar por área: trabalho, casa etc. Decida o que você quer fazer nessa semana e em qual dia. O resto você esquece…  até a próxima semana quando você for estabelecer as próximas prioridades. Isso tem o poder incrível de liberar o seu cérebro da tarefa de ficar lembrando a você mesmo de tudo o tempo inteiro e deixa energia para realizar o que você se comprometeu a fazer naquele dia.

Ordem talvez seja o mais difícil, embora seja parte da nossa história, afinal, o moto “Ordem e Progresso” está na nossa bandeira, uma inspiração de seguidores de Comte, o filósofo positivista francês que disse: “o amor é o princípio, a ordem é a base e o progresso é o objetivo”. É claro que para ele não havia o contexto político, positivismo para ele era simplesmente um conceito científico que exprimia o grau em que o fenômeno pode ser determinado com precisão e, portanto, posicionado em relação a outros, ou ordenado. Isso implica em você saber o que é importante para você. Aqui vai uma sugestão para você colocar as coisas em perspectiva, ou em ordem:

  • Organize o seu mundo emocional/espiritual: O que você realmente gostaria de fazer na vida se pudesse fazer qualquer coisa? O que faz o tempo parar para você? O que te leva a um estado de fluxo? Seja lá qual for a resposta, é o mais importante para você e, portanto, deveria estar em prioridade na sua ordem.

Não é possível conseguir ser produtivo sem ter ordem e organização, pelo o menos não sem enlouquecer. Mihaly Csikszentmihalyi disse que somente através da disciplina escolhida pela sua própria vontade você poderá aproveitar a vida e mantê-la nos limites da razão. Em outras palavras: não fique louco, fique organizado.