O fluxo do poder

Quando você se sente poderoso? O que faz você se sentir indestrutível? O que faz você parar o tempo?

Assim como as máquinas, nós só conseguimos processar uma certa quantidade de informação a cada instante, os nossos recursos de processamento são finitos. Se você dedica toda a sua energia a uma certa atividade, o seu corpo não tem mais recursos para monitorar outras coisas como, por exemplo, se você está com fome ou não, se está cansado ou não. A fome já não existe, a canseira desapareceu e o tempo parou, você está completamente submerso em um estado inebriante e poderoso que o professor Mihaly Csikszentmihalyi chamou de estado de fluxo (flow em inglês).

Como você pode estar em estado de fluxo, ser produtivo, ter ideias brilhantes e fazendo a diferença se alguém está dizendo o que você pode ou não fazer e muitas vezes até levando todo o crédito? Associamos poder a uma pessoa que exerce um domínio sobre outras. Alguém é poderoso quando outras pessoas dependem dele para permissões, consentimentos, aprovações. A pessoa tem o poder, a autoridade.

Porém, após o atentado de 11 de setembro às Torres Gêmeas nos Estados Unidos, um time de psicólogos da Harvard University estudou o serviço secreto de inteligência americano para descobrir o que faz uma unidade de serviço efetiva e os resultados foram comentados em um relatório da McKinsey. Antes de começarem a pesquisa com os participantes, os pesquisadores elaboraram uma lista de possibilidades para investigação que incluía: papéis e responsabilidades definidos, missão clara, recursos humanos bem dimensionados, forte liderança etc. Entretanto, conforme a pesquisa progrediu, eles perceberam que o fator crítico sequer estava na lista que eles tinham elaborado: era o tanto de ajuda que uma pessoa dava à outra ensinando, mentorizando, fazendo coaching e colaborando quando consultando.

É um engano pensar no líder como aquele que tem a força, o líder é aquele que a transmite, aquele que faz circular ou “fluir” a energia. A questão não é tanto o fluxo do poder como o poder do fluxo.

Uma coisa é ter o poder, a outra é se sentir poderoso.  Quando você se sente poderoso? O que te faz sentir indestrutível? O que faz você parar o tempo? Encontre isso e você encontrará o seu poder pessoal, o poder de estar em fluxo; compartilhe e você encontrará o fluxo do poder.