Produtividade_não deveria_business_line_colored_400_clr_6520

A produtividade no Brasil é uma das mais baixas no mundo. Por que você deveria se preocupar com isso? Porque isso afeta o quanto você ganha e se você tem ou não emprego. Se um chinês consegue fazer mais barato que você, então você deveria se preocupar. O problema maior é que não é só o chinês que consegue fazer mais rápido que você, é praticamente o mundo todo, incluindo os outros países da América Latina. Para uma determinada tarefa, você pode contratar, por exemplo, um americano ou cinco brasileiros e chega uma hora que não compensa mais para as multinacionais terem operações (e portanto, manterem empregos) ‘offshore’ em países emergentes.

Por que a produtividade é tão baixa no Brasil? Vamos olhar alguns dos principais itens.

 

Equipamento

O motivo mais óbvio da baixa produtividade é equipamento, os nossos equipamentos não são tão modernos. Isso tenha um impacto imenso no agronegócio e na indústria, mas nem precisamos ir tão longe. Uma americano que tenha um computador mais moderno do que você conseguirá fazer o seu trabalho mais rapidamente e um computador não tem o preço de um trator ou prensa industrial, estamos falando de uma diferença de 500 reais, muitas vezes continuamos com um computador lento porque achamos que estamos poupando dinheiro, quando estamos jogando nosso tempo no lixo.

 

Sistemas de informática

Um outro grave problema são os sistemas de informática, ou a falta deles. Vou dar um exemplo, quando eu mudei de casa, a seguradora me obrigou a fazer uma outra vistoria no meu carro, o que já me pareceu estranho, pois o carro continuava o mesmo. Chegando lá, uma pessoa sentou com um formulário e ficou 20 minutos me fazendo perguntas como nome e RG e escrevia as respostas em um formulário, à mão. Depois disso ele passou mais 10 minutos tirando fotos do carro. Eu fico me perguntando por que essa pessoa teve que pegar todos os meus dados novamente quando a seguradora já os tem no sistema. Depois me perguntei por que ele tinha que anotar os dados à mão ao invés de no computador e finalmente por que eu tive que fazer a vistoria. Para dar outro exemplo, eu fui uma vez em uma loja de material de construção e eu tinha um cupom de desconto. Ao invés do desconto ser aplicado no final da compra, ele era aplicado item a item, além disso, apenas o supervisor poderia dar o desconto no sistema, isso significa que o supervisor teve que ficar do lado da pessoa do caixa o tempo inteiro entrando a sua senha item a item para realizar o desconto. Quando as pessoas me perguntam por que a produtividade do brasileiro é tão baixo, eu digo para elas prestarem a atenção no dia-a-dia, há muitos exemplos.

 

Liderança

A definição de gerente que eu mais gosto é aquela que diz que gerente é a pessoa que tira os obstáculos do caminho do funcionário. Tire os obstáculos, e a produtividade aumentará. Porém, não temos a compreensão e a cultura de que é necessário ter sistemas de informática eficientes, ou se quer de termos sistemas de informática. Isso vem de uma cultura que trata a mão-de-obra como barata. Pode até ser que há alguns anos atrás os salários eram menores, o salário mínimo, por exemplo, vem crescendo significativamente. A mão de obra deixou de ser barata. Na verdade, eu diria até que não existe mão de obra barata, existe desperdício de talento.

 

Nós mesmos

É claro que há muitos fatores que independem da nossa vontade, alguns mencionam a burocracia do país, outros os impostos que incidem na compra de equipamento. Porém, temos também que olhar para nós mesmos. O que você faz que não deveria?

  • Você preenche uma planilha que poderia ser automatizada com macros ou computadorizada?
  • Você passa horas ou dias fazendo relatórios que ninguém lê?
  • Você faz algo simplesmente para seguir um processo que não faz sentido?
  • Você faz algo que poderia ser feito de maneira mais eficiente?
  • Você participa de reuniões que não agregam?

Então tome a iniciativa, insista em mudar e insista até mudar. Você não pode gastar o seu tempo fazendo coisas que não tem valor, lembre-se, se é um trabalho repetitivo, alguém pode fazer mais barato e não precisa ser um chinês, pode ser até alguém sem experiência de trabalho, disposto a ganhar menos ou simplesmente a ter um emprego. Você não pode justificar o seu emprego na base de atividades que não agregam, você tem que fazer a diferença, para a sua carreira e para a sua vida.