Muitas pessoas não aguentam a pressão do dia-a-dia e dá para entender porque… simplesmente não é fácil! Se conseguir realizar projetos dentro do tempo, custo e escopo fosse fácil, o nome dado ao trio seria algo mais brando do que “tripla restrição”.

Porém, a energia que se chega a empregar tentando se desvincilhar de problemas pode ser maior do que a energia necessária para resolvê-los logo de cara. As artimanhas são inúmeras para se livrar do estresse.

Delegar para cima

“Delegar para cima”: ocorre quando você passa a bola para alguém superior a você resolver. As desculpas incluem coisas como: “eu não ganho para isso”, como se o seu salário tivesse sido fatiado em um gráfico de pizza e não tivesse sido alocado nada para a “habilidade de resolver problemas”, esqueceram de colocar na sua descrição de cargo.

 

 

Ficar na moita

“Ficar na moita”: Você está escondido na moita e não vai sair dela. A ideia aqui é que alguém vai tomar a iniciativa e resolver. Ocorre, por exemplo, quando alguém envia um email para 20 pessoas explicando um problema, ninguém responde e todos ficam na moita, esperando um mais ingênuo sair e matar a bola no peito. A estratégia está tão popularizada que foi batizada tanto em português (ficar atrás da moita) como em inglês (beat around the bush).

 

Efeito granada

“Efeito granada”: Você sai correndo e espera estar bem longe quando a coisa explodir. Isso acontece até com chefes de corporações. Quando a Bear Stearns Companies se viu em apuro com seus fundos hedge in 2007, a baia presidencial ficou vazia. O presidente da empresa, James Cayne, desapareceu. Primeiro ele foi jogar golfo com os amigos e, não tendo passado o problema, foi para um torneio de bridge de 10 dias. Quando os fundos tinham então perdido mais de um bilhão e meio, ele sumiu de vez. Pela façanha, ele se classificou em número 30 na lista da Fortune dos 101 Momentos Mais Idiotas do Mundo dos Negócios.

Ajude a completar a lista dos stakeholders ausentes enviando os seus comentários.

Para saber mais:

Momento Mais Idiota número 30:  http://money.cnn.com/galleries/2007/fortune/0712/gallery.101_dumbest.fortune/30.html

A lista completa dos 101 Momentos Mais Idiotas do Mundo dos Negócios da Fortune edição 2007:

http://money.cnn.com/magazines/fortune/101dumbest/2007/full_list/index.html