Time

Qual é a sua concepção do tempo, o que é o tempo para você? A sua concepção do tempo é importante porque ela irá dizer como você vive, onde você vai e o quanto você vai atingir. Todo mundo vive de acordo com o seu próprio entendimento, concepção ou filosofia do que é o tempo. Para atingir maiores resultados, mude a sua concepção de tempo.

Linha

A linha do tempoSe você acha que o tempo é uma linha, você encara a vida como uma reta ou uma escada. Primeiro você nasce, depois entra no ensino fundamental, depois no colegial, depois na faculdade, depois arruma emprego, compra carro, casa, tem filhos e se aposenta. Talvez o homem primitivo tenha vivido com essa perspectiva, quando você morre aos vinte anos, o negócio é mesmo ir conquistando as coisas como todo mundo, passo a passo.

Círculo

Círculo

Talvez você até tenha vivido como a linha ou a reta por um tempo, mas aos poucos sentiu que a vida é um círculo e os anos se repetem: natal, ano novo, aniversário, verão, férias; esses são os marcadores do tempo, os eventos que exigem uma decisão sua: onde passar, quem ver, quanto gastar, o que comprar. Muitos povos de várias geografias do planeta viviam com grandes expectativas anuais centradas ao redor das estações do ano. Até hoje as estações do ano são importantes marcadores, até mesmo para as festas juninas, que ocorrem no meio do inverno e correspondem ao Solstício do verão no hemisfério norte, o meio do verão.

Espiral

EspiralTalvez a vida seja mesmo uma sucessão de círculos, mas você trabalha para que cada ano seja melhor do que o outro, seja por causa de uma promoção, um aumento ou uma certificação. Seja o que for, há uma conquista. Quando se corta uma árvore, é possível ver círculos na sua formação, cada círculo, ou anel, corresponde a um ano da árvore. Se você vê o tempo como uma espiral, os anos vão se passando, como círculos, mas há uma progressão, não só um acúmulo de tempo. Eu gosto de pensar nessa ideia de tempo olhando para a Espiral de Arquimedes, uma famosa espiral descoberta por Arquimedes que pode ser expressa por uma equação polar. Uma curva contínua liga um ano ao outro, o objetivo, ou a conquista, se expande com o passar do tempo.

A espiral apressada

Espiral apressada Descartes foi o primeiro a descrever a espiral logarítmica ou espiral do crescimento. Ela é uma “espiral apressada”, ao invés de crescer de acordo com uma constante fixa ou até aritmeticamente: 1, 2, 3, 4 etc., ela crescer algoritmicamente, 1, 3, 9 etc. Pode parecer estranho, mas muita coisa cresce ou é formada como uma espiral logarítmica na natureza: desde os vários braços da via láctea até os nervos da córnea. É possível ser uma espiral com pressa, mas não por muito tempo, não dá para atropelar tudo e todos, muito menos o nosso próprio tempo.

A espiral de ouro

Espiral de ouroA espiral de ouro é uma espiral que cresce a cada 90 graus por um fator específico, conhecido como a “proporção áurea”: 1,618. Ela também criada por aproximação usando o número de Fibonacci: 1, 1, 2, 3, 5, 8 etc. A proporção áurea aparece em abundância tanto na natureza como nas criações artísticas.

 

Estamos acostumados a falar da “linha do tempo”, mas talvez pudéssemos também falar da “espiral do tempo”, uma maneira moderna e produtiva de gerenciar o tempo para a construção de um objetivo de vida e a construção de legado e marca pessoal.