Eu estava procurando algum material sobre como se comunicar e notei que sempre se fala em como é essencial se conectar com os outros. Aí me deparei com o site da Oprah e me perguntei, quem melhor do que ela, que entrevistou com sucesso 30,000 pessoas extremamente diversificadas para nos dizer como nos conectar com os outros? Aqui vão algumas idéias e pensamentos da apresentadora na sua mensagem de despedida. Seu último show foi ao ar em maio de 2011, depois de 25 anos de sucesso. O show terminou mas não é por pouca coisa, ela agora terá sua própria rede de televisão.

No seu primeiro show há 25 anos atrás, não havia ninguém na audiência e hoje o seu programa é transmitido para 150 países. Como ela chegou a tanto sucesso? Quando o programa virou nacional, ela recebeu uma carta de uma pessoa que dizia: “ver você ser você mesma me faz querer ser mais eu mesma”. Oprah decidamente tem uma maneira de se conectar com as pessoas.

Na sua mensagem de despedida Oprah diz que todos nós atuamos e nos apresentamos, ela faz isso nos seus shows e nós na nossa rede de influência, que ela chama de “plataforma”: família, amigos, colegas de trabalho, onde você exercita o seu poder. “Seja você mesmo e você receberá na proporção direta ao que der”.

Reavaliando as entrevistas que fez e seus entrevistados, ela diz que o que aprendeu é que não podemos culpar os outros, ninguém pode ser responsável pela sua vida ou pela energia que você cria para você mesmo.

Entre os 4561 shows que ela fez, ela se lembrou da entrevista com a cientista Jill Bolte que se recuperou de um AVC no hemisfério esquerdo do cérebro. Ela disse que quando acordou no hospital, não conseguia falar ou se lembrar da próporia mãe, mas que pelo hemisfério direito que estava intacto ela conseguia sentir a energia de sua mãe ao seu lado.

Das 30.000 pessoas com quem ela conversou, ela tirou um denominador comum: todos querem ser “validados”, as pessoas querem saber “você me ouve, o que eu estou dizendo significa alguma coisa para você?”. “A sua própria vida está falando para você, o que ela está dizendo?”.

“Continue fazendo o que você estiver fazendo e não perca nem mais um minuto. Comece a abraçar a vida que está te chamando e use a sua vida para servir o mundo.”

http://www.oprah.com/packages/farewell-season.html